Clínica Ser

Terapia Ocupacional

Trata-se de uma profissão da saúde regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69.  O Terapeuta Ocupacional é o profissional de Saúde, com formação acadêmica superior, habilitado a avaliar o cliente. É uma área voltada aos estudos, à prevenção e ao tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, emocionais, sensoriais e psicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas. A partir de uma avaliação, traça-se o projeto terapêutico no qual se utiliza de diferentes atividades, que podem ser físicas, lúdicas, pedagógicas, artesanais, treino para independência pessoal e para o trabalho, dentre outras. O processo terapêutico ocupacional baseia-se na relação estabelecida entre o terapeuta, o cliente e a atividade, utilizando-se de uma análise das atividades para que se alcancem os objetivos propostos para o tratamento. O Terapeuta Ocupacional busca, portanto, tornar a vida das pessoas mais participativa e acessível facilita o desempenho e amplia as capacidades.

 

O QUE É INTEGRAÇÃO SENSORIAL (IS)?

É a organização feita pelo cérebro de todas as sensações recebidas do ambiente a fim de que possa planejar as ações do cotidiano. Ou seja, informações captadas pelos sistemas sensoriais (visual, auditivo, tátil, olfativo e gustativo), vestibular e proprioceptivo (gravidade, equilíbrio, posicionamento do corpo e seu movimento), são agrupadas e organizadas para um plano de ação, possibilitando uma resposta adaptativa.
Quando a criança não percebe essas informações de forma clara e concisa, seu cérebro não recebe o “alimento” de que necessita. Nesse caso, podemos dizer que existe uma Disfunção da Integração Sensorial (DIS) que traz prejuízos na aprendizagem, autoestima e relacionamento social.

A DIS é um termo que abrange várias subáreas:

1. Distúrbios de modulação: Defensividade tátil; Defensividade sensorial; Insegurança gravitacional; Intolerância a movimento.

2. Distúrbios de coordenação: Integração bilateral e sequenciamento; Dispraxias (dificuldade de planejamento motor).

Quando há suspeita de que a criança apresenta DIS, é indicada uma avaliação porTerapeuta Ocupacional habilitado nessa área. 

A motivação da criança e o brincar são as ferramentas utilizadas na terapia de integração sensorial. Com um ambiente sensorial enriquecido, ela pode desenvolver o seu potencial intelectual, associado a recomendações de uma “dieta sensorial” para o lar e brincadeiras que levam a criança a perceber melhor o mundo ao seu redor.

 

SINAIS DE DISFUNÇÃO DA INTEGRAÇÃO SENSORIAL

*Déficit de força e tônus muscular, podendo resultar em má postura e fadiga;

*Má consciência espacial e desenvolvimento pobre da percepção de posição, resultando em insegurança durante os movimentos.

*Déficit na coordenação entre os dois lados do corpo, por exemplo, nas atividades de cortar, escrever, jogar bola.

*Atenção de curta duração, ou seja, dificuldade em focar nas tarefas.

*Lentidão ao desempenhar ou aprender tarefas motoras novas. Desajeitada, bate-se nas coisas ou cai muito parecendo não ver os obstáculos no caminho.

*Comportamento hiperativo. Percebe todas as coisas ao mesmo tempo e não consegue se concentrar em uma só.

*Sentido tátil mal desenvolvido, fazendo com que não goste de ser tocada e de tocar em alguns objetos, (Texturas, grama, areia), não gosta de ficar sujo.

*Criança extremamente difícil para se alimentar: só come comidas com certo tipo de textura, ou na mesma temperatura.

*Dificuldade em usar e entender linguagem, resultando em problemas na fala, leitura e escrita. 

*Apresenta medo excessivo, isola-se.

 

*Pobre habilidades motora fina e problemas terminar tarefas, tais como despir/vestir calças, meia, blusas e manejo dos fechos

 

*Dificuldades ao usar tesouras, lápis, giz de cera

 

* Esforços para definir as características físicas dos objetos em termos de forma, tamanho, textura, temperatura ou pés

 

É importante lembrar que nem todos esses sinais estão presentes ao mesmo tempo. A intensidade com que aparecem e o número deles determinam o grau de comprometimento no aprendizado da criança.

 

 

Facebook Clínica Ser Clínica Ser de Reabilitação
Rua Cel Bernardo Grubba, 62
Jaraguá do Sul - SC, 89251-090, Brasil
(0xx)47 3371-6022
Clínica Ser de Fisioterapia
Rua Bertha Weege, 540 - Barra do Rio Cerro
Jaraguá do Sul - SC, 89260-500, Brasil
(0xx)47 3273-1735
DinâmicaMI