Como você quer começar 2020?

Todo fim de ano repetimos rituais para nos despedirmos do último ano e planejarmos o próximo ciclo que se inicia. Algo que resume muito bem esse período são as promessas e metas que planejamos.

Elas servem tanto para organizar os nossos desejos para o próximo ano quanto para nos guiar nas decisões que serão tomadas nesse período. Uma das promessas que mais ouvimos é: “este ano vou me dedicar a cuidar da minha saúde”.

Uma vida mais saudável está entre os principais objetivos para muitas pessoas a cada virada de ano, mas essa meta, muitas vezes, acaba se perdendo no decorrer dos meses. Isso acontece também porque as pessoas acham que para viver uma vida saudável, funcional e sem dores, é preciso fazer grandes mudanças e sacrifícios.

Porém, mudar pequenos hábitos e principalmente persistir nos tratamentos e exercícios propostos, além de ter paciência podem trazer um ótimo resultado.

Um bom exemplo seria uma pessoa com hérnia de disco lombar ou uma tendinose no ombro, ela resolve que este ano irá cuidar dessa dor e limitação, agenda sessões de fisioterapia, acupuntura, natação e pilates. Espera resultados mágicos, em duas ou três sessões ou aulas, quer ver resolvido seu problema.

Seria muito fácil ir à academia duas vezes na semana por apenas um mês e ficar magro e saudável o resto do ano, né? Mas infelizmente não é assim que nosso corpo funciona. Para obter ganho de massa muscular ou de resistência, melhora da postura e da força ou de correção de um simples problema ortopédico com redução álgica precisamos de tratamentos continuados.

Muitos deles, segundo pesquisas, precisam de no mínimo três meses de tratamento contínuo para bons resultados, outras patologias de seis a nove meses. Ir às sessões de fisioterapia esporadicamente, além de não trazer o resultado esperado, irá te deixar frustrado, achando que a terapia não funciona ou que você nunca irá melhorar.

Muitas vezes até falamos mal de uma terapia ou técnica, exatamente por não completar um tratamento. Olhando por este lado, ao mesmo tempo que as promessas e metas ajudam no nosso planejamento, elas também podem se transformar em grandes frustrações quando não conseguimos cumpri-las.

Quando pensar em desistir, lembre-se que, ao conquistar o seu objetivo a longo prazo, seu corpo e a sua mente ficarão em paz e você terá todas as recompensas de ter ido ao encontro de quem você é e do que você realmente quer e precisa.

Na Clínica SER você encontra profissionais capacitados para ajudá-lo a alcançar essas metas. Que 2020 nos traga muita saúde, disposição e disciplina!

19 de agosto de 2020

Rita Grubba

Compartilhe essa notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
2020-08-20T14:20:39-03:00
Ir ao Topo