Sempre sustentei a ideia de que toda cidade é do tamanho do coração daqueles que a habitam. Portanto, para mim Jaraguá é gigante desde quando aqui cheguei, em junho de 1978. Penso também que a comemoração de um aniversário é sempre, em essência, uma homenagem à história. Tenho tido a grata oportunidade de coordenar um importante projeto do OCP em parceria com a Biblioteca Pública de Santa Catarina, administrada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), que consiste no resgate e digitalização de todo o acervo histórico deste jornal, a partir de sua fundação em maio de 1919, e que vem a ser, sincronicamente, a história de Jaraguá.

 

Respectivo acervo estará, num futuro breve, ao alcance de todos. Em meio a esse cabedal de conteúdo, são muitos os editoriais já resgatados que registram os aniversários de nossa cidade ao longo de sua história. Dentre eles, o editorial de capa publicado por ocasião do centenário da cidade, edição de 24 de julho de 1976, intitulado “Feliz aniversário Jaraguá”, merece reedição dado seu teor inusitado. Assim, reproduzo na íntegra, preservando a originalidade do texto:

 

“Feliz aniversário, Jaraguá. Parabéns pelo teu centenário. Pelo teu esforço gregário. Por tua população que se irmana. Pela natureza que se engalana. Pelos forasteiros que se aglutinam. Pelas forças que se afinam; Feliz aniversário, Jaraguá. Parabéns pelos teus 100 anos. Pelos teus esforços insanos. Pelas lições de esperança. Pelo que inspiras em confiança. Pelo trabalho de teus filhos. Pelo que venceste de empecilhos; Feliz aniversário, Jaraguá. Pelas belezas que encerras. Pelas tuas dadivosas terras. Pelos frutos que semeias. Pelo progresso por que anseias. Pelos exemplos que irradias. Na luta por melhores dias; Feliz aniversário, Jaraguá. Pelo desenvolvimento que moves. Pelas festas que promoves. Por teus motores elétricos. Por teu desafio aos céticos. Por teus chapéus de palha. Por tuas indústrias de malha; Feliz aniversário, Jaraguá. Pelo teu poético rio. Por teu estranho desafio. Pelo teu vale encantado. Por teu operoso passado. Pelas lutas que empreendeste. Pelos obstáculos que venceste; Feliz aniversário, Jaraguá. Por tuas autoridades constituídas. Por tuas ruas e avenidas. Por teus estabelecimentos de ensino. Por teu aspecto menino. Pelo teu comércio atuante. Pela tua movimentação constante; Feliz aniversário, Jaraguá. Por tuas entidades de classe. Por seu trabalho ‘eficace’. Por teus clubes de serviço. Pelo seu desinteressado compromisso; Feliz aniversário, Jaraguá. Por teus profissionais liberais. Por seus serviços leais. Pelos teus briosos operários. Valorizando seus próprios salários. Pelas tuas indústrias singulares. E pelos teus produtos aos milhares; Feliz aniversário, Jaraguá. Pela memória de teus fundadores. Pelo reconhecimento aos seus seguidores. Pelos que no passado morreram. E pelos que no presente reviveram; Feliz aniversário, Jaraguá. Com os votos de felicidades que a ti formulamos. Recebe o cumprimento dos filhos que te amamos”.

 

41 anos se passaram e, ao poético texto do centenário emendo a minha estrofe: Feliz aniversário, Jaraguá. Por 141 anos de excelência. Por seres no Brasil uma referência. Pela unidade de tuas etnias. Pela força vitoriosa que irradias. Pela mensagem e legado de teu brasão. Retratado e absorvido por tua vibrante população.

Rita Grubba

Compartilhe essa notícia