Os olhos de um fisioterapeuta

Nossos olhos precisam ser clínicos, e principalmente focados no conhecimento geral da postura e aplicar, em cada indivíduo, o tratamento ideal dentro das muitas técnicas que temos na nossa profissão.

Recentemente estive no Japão, e como boa fisioterapeuta e observadora da postura das pessoas, não pude  deixar de constatar as alterações posturais daquele povo maravilhoso, elegante, educado e encantador.

As mulheres apresentam uma postura diferenciada e muito frequente entre elas, de quadril, joelhos e pés, e entre as mais idosas as deformidades de coluna são muito evidentes e frequentes. Me chamou muito a atenção, principalmente, porque os japoneses são um dos povos mais longevos do mundo, e como envelhecer com estas deformidades e com muitas dores?

Apesar de todas as deformidades que apresentam, continuam andando pelas ruas, pelos trens, ônibus, e se movimentando… Fiquei imaginando, e se tivessem prevenido e tratado todas estas alterações posturais? Será que teriam uma vida com ainda mais qualidade do que tem hoje?

Tenho certeza que o envelhecimento com qualidade, sem dores, e sem deformidades posturais, provocadas pelo desgaste natural, pode ser mudado com nossos hábitos de vida, principalmente exercícios e atividades físicas, definidas após uma boa avaliação postural precoce e foco no melhor trabalho físico e postural.

Na mesma viagem, observando os mais jovens, pude perceber a diferença gritante entre a postura dos mais jovens e dos mais idosos. Com certeza a nova geração já está voltada para esta prevenção e tem surtido muito efeito.

Observe-se. Invista numa boa avaliação postural por um fisioterapeuta, e siga suas indicações clínicas para viver bem e sem dores. Dentro da área clínica da fisioterapia temos muitas técnicas que se adaptam a todas as pessoas.

Hidroterapia, para atividades sem impacto. Cadeias musculares, método francês que ajusta a postura antes do trabalho físico mais intenso. Pilates clínico e suas variações, dependendo do quadro de cada pessoa.

E várias outras técnicas especializadas dentro da fisioterapia que podem promover uma vida sem dores e de maneira natural, sem uso de medicamentos.

Rita Grubba

Compartilhe essa notícia

2022-01-19T13:52:25-03:00
Ir ao Topo